2 de maio de 2011

ARQUITETURA BRASILEIRA - VIVER NA FLORESTA

Palácio das Artes  | 08 de abril a 08 de maio
Galerias Arlinda Corrêa Lima e Genesco Murta



 Projeções, animações, fotos, maquetes, desenhos originais, reproduções, cortes e plantas capazes de revelar o(s) modo(s) como o homem brasileiro se estabeleceu no território tropical. De 08 de abril a 08 de maio, estas obras podem ser contempladas pelo público de Belo Horizonte durante a exposição Arquitetura Brasileira – Viver na Floresta, na galeria Alberto da Veiga Guignard, no Palácio das Artes.


Arquitetura Brasileira – Viver na Floresta destaca projetos das décadas de 1930 a 1980, época de grandes realizações da arquitetura no País. Os trabalhos selecionados apontam a forma como os princípios modernos, em especial os de matiz corbusiana, ajustam-se às condições, possibilidades e usos locais, ao permitir uma invenção que concilia as potencialidades contemporâneas e a sabedoria tradicional.



Sob curadoria do arquiteto Abílio Guerra, a mostra faz parte do programa do Instituto Tomie Ohtake que, desde sua fundação, contempla a arquitetura, ao lado das artes plásticas e do design. A exposição destaca projetos considerados grandes exemplos da invenção brasileira como a Vila Serra do Navio, de Oswaldo Bratke; o conjunto residencial de Pedregulho, de Affonso Eduardo Reidy; o conjunto residencial para operários da CBMM, em Araxá; o escritório Rino Levi; o Parque Guinle e a Superquadra de Brasília, ambos de Lucio Costa. Obras que preservam o meio natural e seu uso como suporte paisagístico, incorporam tipologias tradicionais como varandas e pátios ou fazem um novo uso de elementos construtivos vernaculares de proteção climática como cobogós, treliçados, beirais, venezianas etc.

Serviço
Evento: Arquitetura Brasileira - Viver na Floresta

Data: 08 de abril a 08 de maio

Horário: terça-feira a sábado de 9h às 21h; domingo de 16h às 21h

Local: Galeria Genesco Murta e Galeria Arlinda Corrêa Lima

Entrada franca
Informações: (31) 3236-7400









Nenhum comentário:

Postar um comentário