29 de março de 2011

SOBRE CURITIBA/PR

MON - MUSEU OSCAR NIEMEYER


Oscar Niemeyer desenhou o complexo arquitetônico que era sede de órgãos do governo e o atualizou para museu em 2002, incluindo o majestoso anexo do Olho. Transformou-se imediatamente num dos principais cartões-portais da cidade.

ÓPERA DE ARAME


Construída com uma estrutura de metais e acrílico sobre um lago e rodeada de cascatas, recebe espetáculos artísticos, mas é ponto turístico por si. Está localizada ao lado da Pedreira Paulo Leminski, formando com ele o Parque das Pedreiras.



BOSQUE ALEMÃO


O Bosque Alemão homenageia a cultura e as tradições que os imigrantes alemães trouxeram para Curitiba. É um memorial a esses imigrantes que chegaram na cidade a partir de 1833 e muito contribuíram para o estilo de vida dos curitibanos. Ocupa 38 mil m² de área no bairro Jardim Schaffer. A maior parte dessa área é de mata nativa densa e fazia parte da antiga chácara da família Schaffer. O Portal Alemão na Praça da Cultura Germânica, Bosque Alemão. Reproduz a fachada da Casa de Mila, residência de 1870 construída por imigrantes alemães na antiga rua Antônio Barbosa Gomes Nogueira, hoje Barão do Serro Azul, no Setor Histórico de Curitiba.



JARDIM BOTÂNICO


Inaugurado em 1991, o Jardim Botânico é uma homenagem a urbanista Francisca M. Garfunkel Rischbieter, uma das percussoras em planejamento urbano da capital. O parque é um dos pontos turísticos mais procurados de Curitiba e foi um dos locais indicados para a eleição das sete maravilhas do Brasil, em 2007.
A sua área contém aproximadamente 245 mil m², com diversas espécies de vegetais nacionais e internacionais, cultivadas em alamedas ao ar livre ou em estufas com estruturas de ferro e vidro, principal ponto do parque e que foi inspirada no Palácio de Cristal de Londres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário