13 de janeiro de 2011

Obras do Boulevard Arrudas avançam




Passeios adequados e acessíveis para a circulação de pedestres, faixas preferenciais para o transporte coletivo, ciclovia e um novo projeto de paisagismo. Essas são algumas melhorias que as obras de cobertura do Boulevard Arrudas vão trazer para Belo Horizonte. Com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2011, as intervenções incluem a colocação de 565 vigas sobre o Ribeirão Arrudas, no trecho entre a rua Carijós e a avenida Barbacena, compreendendo 1.100 metros da avenida do Contorno. Desde junho, estão sendo investidos R$ 63,5 milhões, empréstimo do Governo Federal por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A Prefeitura está ainda desenvolvendo projeto executivo para estender o trabalho de cobertura do Arrudas até o Coração Eucarístico, o que vai significar mais melhorias para a capital. No trecho Carijós/Barbacena e, posteriormente, Barbacena/Coração Eucarístico serão incorporados outros elementos, tanto paisagísticos como de conforto para o pedestre.

A característica principal do Boulevard Arrudas é a previsão de passeios confortáveis e acessíveis para a circulação de pedestres, fornecendo estrutura para instalação de mobiliário urbano e melhoria do transporte coletivo a partir do alargamento de trechos da avenida com a implantação de faixas preferenciais para o transporte coletivo. Outro ponto é a criação de iluminação da pista de rolamento, no canteiro central, e dos passeios. Esses ganhos ambientais são possíveis a partir da construção de laje sobre todo o trecho do canal. As obras também incluem um projeto de paisagismo, com o plantio de quase 600 árvores.

Além de viabilizar o trânsito e ser uma questão de higiene, diante da proximidade do Restaurante Popular I, o espaço passa a ser uma possibilidade para a realização de eventos. A conclusão das obras será um complemento importante também para a rodoviária, que já conta com o projeto de uma passarela para unificar a estação de metrô e o terminal.

Detalhes da obra

• Trabalhos para recuperação estrutural da laje de fundo

• Recobrimento da canalização

• Canteiro central elevado

• Demolição e reconstrução dos passeios para adequação às normas

de acessibilidade

• Novas pistas de rolamento

• Construção de ciclovia

• Recuperação e ampliação da drenagem pluvial

• Implantação de postes de iluminação pública e sinalização de trânsito

• Paisagismo


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