17 de dezembro de 2010

103 ANOS DE OSCAR NIEMEYER

Rotina - Niemeyer desafia o tempo e as regras da longevidade. Trabalha em média oito horas por dia em seu escritório. Ali, depois de almoçar em casa, recebe clientes, visitantes ilustres, desenha, discute os trabalhos com a equipe. “Minha agenda está sempre cheia: é impossível atender a esta gente no meu horário de trabalho. O desenho me ocupa o tempo todo”, conta ele, em entrevista _ por e-mail _ ao site de VEJA. Nesse período, ainda arranja tempo e disposição para se dedicar a atividades diversas, que considera fundamentais para manter-se atualizado. Estuda cosmologia com o físico Luiz Alberto Oliveira, em reuniões que costumam ocorrer às terças-feiras; lê; produz a revista Nosso Caminho, sobre arquitetura, arte e cultura. No Carnaval deste ano, homenageado pela Banda de Ipanema, emprestou seu traço para a camiseta oficial dos foliões.
Sua longevidade e disposição não exigem sacrifícios em nome da saúde. Come de tudo, até ovo frito, mas moderadamente. Fumou cigarrilhas há até três meses atrás. Faz fisioterapia para manter o corpo flexível e consulta regularmente o médico. Usa cadeira de rodas para se locomover em situações que exigem esforço maior, mas faz questão de caminhar pelo escritório e pela casa e de manter o gesto cavalheiro de se levantar para cumprimentar uma mulher. Sai para jantar duas vezes por semana, no restaurante preferido, o Terzetto, em Ipanema, onde tem mesa cativa.
“Ele está sempre arrumando sarna pra se coçar”, brinca o engenheiro José Carlos Sussekind, amigo muito próximo, ao procurar explicação para tanto dinamismo. A mulher, Vera Lúcia,conta que, nestes mais de 30 anos de convivência, aprendeu a admirá-lo não só como profissional, mas como pai, avô e amigo. “Coerente com suas ideias, preocupado permanentemente com os menos favorecidos, Oscar surpreende a todos por sua lucidez, sua capacidade de manter uma notável vigilância crítica em relação ao mundo da política”, comenta ela, lembrando uma de suas maiores paixões.
Desafio ao tempo - Niemeyer desafia o tempo também no terreno das ideias. Orgulha-se de não ter mudado nem um milímetro sus convicções políticas ao longo da vida. Comunista convicto até hoje, acompanha o noticiário e se preocupa com os problemas mundiais, como a crise europeia, que classifica como “crise do capitalismo”, e com o cenário político na América Latina, no qual vê a necessidade "responder às ameaças do imperialismo norte-americano". Admirador do presidente Lula, dedicou sua atenção quase exclusivamente à campanha eleitoral. Feliz com o resultado, diz esperar que Dilma Rousseff continue o trabalho social de Lula, “um dos grandes presidentes que o Brasil já conheceu”.
Bom humor também parece fazer parte da rotina do arquiteto. Na cama do hospital, no ano passado, decidiu compor a letra de um samba com seu enfermeiro, para matar o tempo. O samba, que tem o sugestivo nome de “Tranquilo com a vida”, foi gravado pelo músico Edu Krieger e também será lançado na próxima semana, em comemoração ao aniversário do gênio. Animado com a incursão pela música, Niemeyer comprou um piano, para “batucar e passar o tempo quando a vida está muito chata”, conforme contou aos amigos. Mas não pretende levar a novidade a sério: “tenho consciência que sou um compositor bissexto”, reconhece.
FONTE: http://veja.abril.com.br/noticia/celebridades/oscar-niemeyer-chega-aos-103-anos-com-projetos-de-arquitetura-e-de-vida


SEGUE ABAIXO UM LINK COM AS MAIS IMPORTANTES OBRAS DESTE ARQUITETO CENTENÁRIO...

Oscar Niemeyer: qual é a sua obra favorita do arquiteto?



http://casaeimoveis.uol.com.br/album/oscarniemeyer_enquete_album.jhtm#fotoNav=12

Nenhum comentário:

Postar um comentário