11 de novembro de 2010

Seminário: A LAGOA DA CIDADE

O Seminário "A Lagoa da Cidade" realizado na última sexta-feira dia 05 de novembro, discutiu a relação da Lagoa da Pampulha com a cidade de Belo Horizonte. 
Promovido pelo Espaço Cultural Casa do Baile, junto com profissionais das áreas de urbanismo, meio ambiente e turismo, que falaram sobre o papel da Lagoa da Pampulha como marco urbano, como elemento do meio ambiente construído e como atrativo turístico, projetando-se sobre a sua situação atual os investimentos que a ela e a seu entorno serão destinados diante da perspectiva da COPA DO MUNDO DE 2014.

Sob uma ótica contemporânea, a discussão decorreu sobre a história da cidade quanto à sua visibilidade no cenário internacional. A Lagoa e as edificações que compõem o Complexo Arquitetônico da Pampulha constituem uma referência histórico-urbanística que se traduz como marco da arquitetura moderna desenvolvida no Brasil a partir da década de 1940, e, ao longo do tempo, influenciaram e sofreram influências no e do crescimento da cidade que as abriga.

PALESTRANTES:

Flávio de Lemos Carsalade – Arquiteto, mestre e doutor em Arquitetura, atual diretor da Escola de Arquitetura da UFMG, ex-presidente do Departamento de Minas Gerais do Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB/MG, ex-presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Artístico de Minas Gerais – IEPHA/MG, ex-secretário municipal da Administração Regional Pampulha – PBH.

Michele Abreu Arroyo – Graduada em História, mestre e doutora em Ciências Sociais, desde 1999 coordena a Diretoria de Patrimônio Cultural da Fundação Municipal de Cultura – PBH.

Stella Maris de Moura Kleinrath – Graduada em Administração, especialista em Marketing, doutora em Economia, diretora de Assuntos Institucionais da Empresa de Turismo de Belo Horizonte – Belotur, membro do Comitê Executivo Municipal para a Copa do Mundo de 2014.

Valter Vilela Cunha – Engenheiro Civil, especialista em Engenharia Sanitária e em Engenharia Econômica, diretor da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, Gestor dos empreendimentos sob responsabilidade da COPASA inseridos na Meta 2010/2014 – Programa Estruturador do Governo do Estado – desde janeiro de 2009.

Weber Coutinho – Engenheiro Civil, especialista em Engenharia Sanitária, mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Gerente de Planejamento e Monitoramento Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – PBH, Gerente Técnico do Programa de Recuperação da Bacia da Pampulha, membro do Comitê Executivo Municipal para a Copa do Mundo de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário