8 de abril de 2010

A FENEA


A FeNEA – Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil tem origem nos primeiros Grêmios de Arquitetura fundados no país. Desde 1932 esse movimento organiza-se através de amplas discussões sobre Arquitetura e Urbanismo, suas condições de ensino, o papel da Universidade e a conjuntura político-social brasileira.
A ENEBA - Executiva Nacional dos Estudantes de Belas Artes foi a primeira organização dos estudantes de Arquitetura, que a partir de 1953 passou a se chamar Executiva Nacional dos Estudantes de Arquitetura.
Com o golpe militar em 1964 a Executiva foi extinta. Em 1972, com a realização do I ENEA – Encontro Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo, na cidade de São Paulo, o movimento estudantil de arquitetura e urbanismo retomou suas atividades ainda de forma clandestina.
Naquele momento, os Encontros tornaram-se a maior oportunidade de articulação dos estudantes, e a partir de 1979, com o IV ENEA Salvador, na Faculdade de Arquitetura da UFBA passaram a acontecer anualmente. Este ENEA contou com cerca de 550 participantes, e teve como tema O Arquiteto e a Sociedade atual.
No V ENEA Rio de Janeiro (1980), os estudantes se estruturaram como uma Pró-Secretaria de Arquitetura da UNE, submetendo-se ao seu estatuto e órgãos deliberativos. No IX ENEA Olinda (1985) a Pró-Secretaria tornou-se a ENEA - Executiva Nacional de Estudantes de Arquitetura (de sigla homônima a do Encontro Nacional), e aprovou estatuto próprio.

        

    

Em 1986, durante o X ENEA Rio de Janeiro foi proposta a criação de uma entidade representativa. No XII ENEA Belém (1988) a ENEA transformou-se em uma Federação – a FeNEA – com seu estatuto aprovado no XIII ENEA Belo Horizonte (1989).
No XVI ENEA Londrina (1992) aprovou-se novo estatuto, com publicação no Diário Oficial da União. Firmou-se então a FeNEA como realidade institucional e representação oficial de todos os estudantes de arquitetura e urbanismo do Brasil. No XXII ENEA Rio de Janeiro (1998) e no XXVII ENEA Ouro Preto (2003) o estatuto foi revisado, passando por algumas atualizações. Em 2008 na Plenária Final do ENEA Belém, o estatudo sofreu suas ultimas alterações para se adequar as mudanças feitas no Código Civil.
Sobre a logomarca:

A logomarca da FENEA foi criada em 1989 por Claudio Parreiras Reis, na época aluno do 9º período da Arquitetura da UFMG e atualmente Arquiteto e Professor do UNIBH. Concebida para ser a logomarca do XIII ENEA Belo Horizonte em 1989, foi logo adotada para ser a logo da FENEA. Ela é composta de 3 elementos geométricos (retângulo, triângulo e círculo), mais 3 quadrados internos e utilizando 3 cores (preto, cinza e vermelho), desenhados à mão livre em gesto contínuo, simbolizando uma arquitetura construída com razão e sensibilidade.

* Desenhos: Claudio Parreiras
Prof. no Centro Universitário de Belo Horizonte - unibh



ACESSADO EM 9/04 AS 00:03 : http://www.fenea.org/historia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário